terça-feira, 8 de março de 2011

Formação Profissional para Todos

PROGRAMA DE ESCOLAS TÉCNICAS SERÁ LANÇADO EM MARÇO, AFIRMA DILMA
O Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) será lançado em março, de acordo com anúncio feito pela presidenta Dilma Rousseff. Em seu programa semanal Café com a Presidenta, ela afirmou que a ideia é ampliar o caminho de acesso à educação profissional para jovens do ensino médio e para trabalhadores sem formação.


O Pronatec, segundo ela, será composto por um conjunto de ações voltadas para quem deseja fazer um curso técnico mas não tem como pagar. Será um programa de bolsas e também de financiamento estudantil. O novo Programa de Financiamento Estudantil (Fies), de acordo com a presidenta, vai fazer parte do Pronatec.


“Assim, também o estudante do ensino médio vai poder ter seu financiamento para estudar em escolas técnicas privadas. Nós estamos criando novas condições para que o jovem conclua o ensino médio mais bem preparado, com diploma de curso técnico debaixo do braço”, explicou.


Dilma destacou a importância da participação da juventude no mercado de trabalho e afirmou que o governo pretende também ampliar o acesso ao ensino médio em tempo integral – em um turno, o aluno estuda a grade tradicional e, em outro, aprende uma profissão.


Para o trabalhador, o Pronatec prevê cursos de formação profissional com carga horária a partir de 160 horas.

Publicação: 14/02/2011

O Pronatec proposto por Dilma poderá mudar radicalmente o país em pouco tempo. Trabalhadores mais qualificados disputando o mercado de trabalho. Este no Brasil, por sua vez, se apresenta promissor na estimativa de especialistas financeiros para os próximos anos. Os espaços escolares deverão ser modificados e adaptados para essa nova realidade. Será que as escolas estão preparadas para essa demanda? Quais são os cursos possíveis de prática neste primeiro momento? Quais são as ações do governo para viabilizar o sucesso do programa? Quais são os cursos que vão garantir o emprego dos primeiros alunos? Atualmente quais são os setores que estão defasados de mão de obra? Quais são os espaços necessários para o ensino aprendizagem dos cursos técnicos? Todas estas questões respondidas, entre outras, podem apontar uma solução projetual arquitetônica de interesse de todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário