segunda-feira, 4 de abril de 2011

Aeroportos Temporários



          O professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral, Paulo Tarso Vilela de Resende, propõe a criação de aeroportos temporários para suprir a demanda de passageiros no período da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Trata-se de uma estrutura modular que poderia, por exemplo, se integrar ao sistema portuário no Rio de Janeiro. "Monta-se e desmonta-se o terminal, daí o nome temporário, de forma modular, sem qualquer outra possibilidade de exploração comercial como um terminal permanente que seja parte integrante do sistema aeroportuário", comenta Paulo Tarso.
          O pesquisador afirma que a multimodalidade é importante pois cria um portfólio diverso e capaz de grande integração com os movimentos portuários. "Acredito dado o tempo escasso que temos para pensar em aeroportos novos, principalmente no Rio de Janeiro, a integração seria interessante com o porto e também com a reestruturação do centro histórico da cidade".

         
          Nesse momento, alguns alunos do 9º período curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Izabela Hendrix estão pesquisando, planejando, sonhando com uma possível arquitetura, um projeto que seja uma resposta a um dado problema. A proposta do professor Paulo responde um problema que foi gerado por causa de uma demanda. O problema que ele responde hoje é real, não é uma ficção. A princípio, numa análise superficial, a proposta dele parece inteligente, sem deixar "elefantes brancos" residuais. A arquitetura modular pode se apresentar como solução para outros problemas desssa mesma demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário