segunda-feira, 4 de abril de 2011

Redução de CO2 nas cidades européias

          A União Européia quer reduzir em 60% os níveis de emissões de CO2 nas cidades européias até 2050. Para alcançar esse objetivo a UE pretende proibir o tráfego de carros movidos a gasolina e a diesel em ruas de cidades como Paris, Londres, Madri e Berlim. A estratégia é triplicar a rede ferroviária, reduzindo a demanda existente nos transportes marítimo e aéreo, subtraindo assim o número de veículos nas estradas.
          A Europa apresenta o melhor sistema de transporte público do mundo e ainda assim os carros representam 75% da locomoção nas cidades. Pretende-se, até 2030, triplicar o número de trens de alta velocidade no continente, incentivando a redução de vôos de curta distância e a consequente emissão de CO2 no meio ambiente. A proposta melhoraria o trânsito, o meio ambiente e a saúde da população, segundo a UE.
          O investimento, nos próximos 40 anos, é de aproximadamente 1,5 trilhão de euros que equivale a sete anos de importação de petróleo.


          O projeto se apresenta ambicioso, trata-se de uma grande intervenção urbana. O objetivo parece ser a busca da independência do petróleo e não a preocupação com o meio ambiente. De qualquer forma, se o projeto se concretizar vai modificar as relações das cidades européias com o meio ambiente, a mobilidade e a vida em sociedade. Certamente serão geradas outras demandas, outras necessidades e um enorme "lixo" de veículos automotivos. Será que eles já planejaram o que fazer com os veículos que não serão mais necessários?

Nenhum comentário:

Postar um comentário