domingo, 3 de abril de 2011

Descarte de Lixo Eletrônico

          No link http://globonews.globo.com/platb/cidadesesolucoes/2011/02/17/reciclagem-a-mobilizacao-faz-a-forca/ você poderá encontrar uma matéria muito interessante sobre descarte de lixo eletrônico (pilhas, baterias, celulares, computadores, televisores, DVD’s, CD’s, rádios, lâmpadas fluorescentes e outros). O site: http://www.e-lixo.org/ ajuda moradores de São Paulo licalizarem o lugar mais próximo de suas residências para descartarem o lixo eletrônico que se não tiverem uma destinação adequada, vão parar em aterros comuns e contaminar o solo e as águas, trazendo danos para o meio ambiente e para a saúde humana.
          Na América Latina só existe uma fábrica que recicla 100% de geladeiras e freezers que é a Indústria Fox, fundada em 2009. Trata-se de um projeto pioneiro da Iniciativa Suíça de Proteção Climática (SCPI) que proporciona alta tecnologia em reciclagem. A Indústria Fox produz matéria-prima e oferece serviços de troca e reciclagem de refrigeradores. A empresa tem acesso a uma rede internacional de fornecedores de tecnologia de reciclagem, apresenta experiência em marketing de matéria-prima, e dispõe de ferramentas de gerenciamento de fábricas e recursos humanos.
          Não tem como um arquiteto não se importar com os problemas urbanísticos vividos pelas cidades. O lixo eletrônico é mais um desses problemas e deve ser previsto no planejamento urbano. As cidades poderiam ter regiões de reciclagem desse lixo, uma legislação específica para isso e uma coleta mensal, por exemplo. Assim como a SLU, em Belo Horizonte, recolhe entulhos nos bairros de tempos em tempos, poderia recolher lixos eletrônicos mensalmente levando para centros de reciclagem. Panfletos, cartazes, divulgação em massa poderiam conscientizar a população criando uma nova perspectiva para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário